top of page

Women´s Champions League, o que esperar dos Quartos de final



A primeira fase de grupos da UEFA Women's Champions League foi concluída e nela ficou confirmada a presença de quatro antigos vencedores: dois antigos finalistas, um estreante na competição e um estreante nos quartos de final.


Nesta fase prevê-se uma assistência recorde quando as campeãs do Barcelona defrontarem o Real Madrid num clássico espanhol, enquanto o Lyon, sete vezes vencedor da competição, enfrenta a Juventus, anfitriã da final, o Arsenal mede forças com o também antigo campeão Wolfsburgo e os dois semifinalistas vencidos da época passada, Bayern e Paris Saint German, tentam chegar novamente a essa fase.


Mas vamos aos factos. Nesta fase prevê-se vários tipos de confrontos.


O Real Madrid vs Barcelona pode não ter a história ou a envolvência do confronto masculino, uma vez que o Real Madrid só entrou no futebol feminino em 2020 após adquirir os direitos do clube CD Tacón. Apesar de ter terminado a época de estreia em segundo lugar, o Real Madrid ficou a 25 pontos do FC Barcelona, vencedoras de forma confortável dos três clássicos realizados entre as duas equipas. No entanto, a boa campanha do Real Madrid na época de estreia na Europa, eliminando o Manchester City para chegar à fase de grupos e qualificando-se sem problemas para os oitavos de final, deixa boas indicações para este encontro.


A segunda mão será o primeiro jogo do Barcelona perante os seus adeptos em Camp Nou, onde já atuou uma vez na época passada à porta fechada. O “Clássico” está de tal forma a gerar expectativa em Espanha que a lotação do estádio esgotou poucos dias após os bilhetes terem sido postos à venda, prevendo-se por isso que seja batido o recorde mundial de adeptos presentes nas bancadas para ver um jogo de futebol feminino.


Outro confronto é entre equipas recordistas nesta competição. Com uma equipa fustigada por lesões, a equipa do Wolfsburgo parecia desanimada após a derrota em casa na Jornada 4 frente à Juventus, mas acabou por ficar no primeiro lugar do Grupo A graças à vitória sobre o Chelsea por 4-0 no seu último jogo, resultado que também eliminou o finalista vencido de 2021. O desfecho fez o Wolfsburgo chegar ao recorde de dez presenças consecutivas nos quartos de final e marcar encontro com outra equipa que fixou também um novo máximo para esta fase, o Arsenal que se tornou o primeiro clube a disputar 14 vezes os quartos de final. O Wolfsburgo além de contar no seu plantel com Jill Roord e Dominique Janssen, antigas jogadoras do Arsenal, não é propriamente um clube estranho a visitar Londres, pois conquistou o primeiro dos seus dois títulos em Stamford Bridge, no ano de 2013. As alemãs também ganharam no terreno do Arsenal, por 2-0, nas meias-finais de 2012/13, a caminho de um triunfo total por 4-1 e da final em Londres. Quanto às inglesas, tiveram duas derrotas gordas com o Barcelona, vencedor do grupo, mas o triunfo por 4-0 sobre o Hoffenheim foi determinante para seguir em frente.


Ambos os clubes sabem que podem melhorar depois de exibições com altos e baixos na fase de grupos, mas cada um tem as armas para tornar esta eliminatória emocionante, com a melhor marcadora da competição, Tabea Wassmuth, pelo Wolfsburgo, e Vivianne Miedema, possivelmente ao lado da nova contratação Stina Blackstenius, pelo Arsenal, dupla que tem dado nas vistas na WSL.


O terceiro confronto é o duelo da nova potência contra o histórico da Champions, a Juventus surpreendeu na fase de grupos ao terminar à frente do Chelsea e tirar quatro pontos ao Wolfsburg, mantendo assim intactas as esperanças de poder vir a disputar a final em Turim. Contudo, irá precisar de atingir patamares nunca antes alcançados para levar a melhor sobre o Lyon. O fim do reinado de cinco anos nos quartos de final da época passada, contra o Paris Saint-Germain, pode ter quebrado a invencibilidade do emblema francês, mas desde a chegada da treinadora Sonia Bompastor, e também depois de algumas alterações no plantel, o grupo está bastante forte.


O último confronto, mas não menos importante é o Bayern vs Paris Saint-Germain. Tanto o Bayern como o PSG têm vivido à sombra de rivais nacionais nesta competição com domínio do Wolfsburgo e do Lyon na Europa ao longo da última década. Na época passada, porém, o PSG eliminou o Lyon nesta fase e, tal como o Bayern, não só chegou às meias-finais, como cada um conquistou títulos na liga após vários anos a terminar em segundo lugar. Ambos procuram igualmente chegar onde nunca estiveram antes nesta competição.


Quatro encontros bastante aliciantes a não perder a partir de 22 de março, altura em que os quartos de final retomam a caminhada até Turim.



Onde ver:

Tal como na fase de grupos, todos os jogos são transmitidos em direto e gratuitamente no Youtube DANZ.

Redigido por Sofia Marques

Não te esqueças de assinar o nosso newsletter

Obrigado por se inscrever.

bottom of page