top of page

Leça FC – como joga a equipa sensação da Taça de Portugal



O @lecafcoficial de @luiscorreiapinto é uma das equipas qualificadas para Campeonato Portugal Apuramento – Subida Zona Norte 2021/2022.


Atualmente, na luta pela subida, a equipa de Leça da Palmeira acabou a fase regular na segunda posição somente atrás do @scsalgueiros . Ficando à frente de equipas históricas como o @scespinho e o @gondomar_sc .


Ofensivamente a equipa procura estruturar-se num sistema de 4x3x3, iniciando a sua construção através de um jogo combinativo, onde procura inicialmente sair a jogar de uma forma apoiada. Os Defesas Centrais iniciam o processo ofensivo da equipa, ambos ficam abertos.

Os laterais procuram dar largura à equipa, mas sem subir muito procurando ser uma solução de passe numa primeira fase. Pelo meio, temos a aproximação dos médios, a dupla do meio-campo é muito móvel e versátil, procurando ser uma opção de passe para a equipa sair a jogar desde trás, contudo sabem que o adversário muitas vezes procura condicionar o seu jogo, e por isso, atraem para libertar espaço nas costas da linha média do adversário. O quarteto da frente procura constantemente movimentações aleatórias, ou seja, procuram explorar espaços exteriores e interiores.

1ª fase de construção – Saída curta


Variabilidade na Construção


No vídeo, vemos um dos médios centro a recuar para a linha dos centrais formando uma linha de três.

Ao contrário da saída a 2 pelos DC, aqui os Defesas Laterais projetam-se bastante e os Extremos procuram zonas interiores.


É na construção que a equipa de Leça da Palmeira procura definir todo o seu jogo ofensivo. E para uma equipa que procura estipular o ritmo de jogo, as ligações desde trás são fundamentais.


Independentemente, da solução utilizada para sair a construir, procuram ter sempre apoios quer na zona central (jogadores atrás da linha média adversária) como nos corredores laterais (procurando dar largura e profundidade).


A equipa de @luiscorreiapinto mostra uma facilidade incrível a sair a jogar desde trás. Sobretudo na aglomeração de jogadores na zona central do terreno de jogo, onde procura atrair por dentro para libertar por fora.


Este jogo de conquista de espaços e de indefinição que causa ao adversário é um dos aspetos que torna a equipa de Leça da Palmeira um sério candidato à subida à @liga3fpf.


Redigido por João de Deus


Não te esqueças de assinar o nosso newsletter

Obrigado por se inscrever.

bottom of page