top of page

A versão mais refinada de Gonçalo Guedes

Aos 25 anos de idade aparece agora a versão mais refinada e mais madura de Gonçalo Guedes. A cumprir a sua quinta época ao serviço do Valência, Guedes consegue apresentar imensas melhorias na percepção que tem do jogo e isso faz com já tenha superado em muito o número de golos marcados numa só época.


Gonçalo Guedes sempre foi um extremo que procurava através da sua potência física e da sua velocidade encarar os adversários no um para um e num jeito por vezes algo trapalhão conseguia destabilizar as defesas adversárias. Claro que com isto também perdia imensos lances o que fez com que a espaços no Benfica e até no PSG fosse algo incompreendido e pouco unânime na opinião dos adeptos.


Esta época, através de José Bordalás, treinador do Valencia, Guedes está a crescer e a melhorar a olhos vistos. Neste momento, o avançado internacional português conta já com 5 assistências, 13 golos e um regresso às convocatórias de Fernando Santos na Seleção Nacional.


O treinador espanhol idealizou quase que uma nova posição para Guedes. Enquanto que anteriormente assumia o seu papel de jogador de ala através de correrias desenfreadas e vertiginosas pelos corredores, agora, Gonçalo tem mais liberdade de movimentos e procura vir para zonas interiores e aparecer várias vezes ao lado do ponta de lança. Deixou de ser um extremo puro e à moda antiga para ser um avançado que aparece em zonas de finalização e que é eficiente no último passe.


Passou a ser menos desequilibrador individualmente no sentido mais literal do termo, para ser muito mais desequilibrador coletivamente através da sua capacidade de associação com colegas e do seu aumento exponencial de qualidade no momento de definir cada jogada.


É aqui que se nota que hoje, Gonçalo Guedes é um jogador mais maduro. Define muito melhor, com menos erro e mais qualidade. Tem um último passe preciso e descobre com facilidade colegas em melhor condição para prosseguir a jogada. É um jogador com menos olhos no chão e mais cabeça levantada. A sua percepção do jogo evoluiu bastante no último ano e seja através das estatísticas ou dos momentos que se podem observar no decorrer dos jogos, é possível verificar que Guedes deu um salto qualitativo que explica a sua inclusão na Seleção por troca com Rafa.


Gonçalo Guedes, neste momento, já é um jogador para outro patamar que não o Valencia. E o mercado de Verão está quase aí.

Redigido por Bruno Francisco

Não te esqueças de assinar o nosso newsletter

Obrigado por se inscrever.

bottom of page