top of page

Right to Dream - Redefinindo a excelência através do Futebol



A Right to Dream é uma academia de futebol ganesa, sem fins lucrativos. Uma escola, residencial e centro de treinos, fundada em 1999, por Tom Vernon, antigo olheiro do Manchester United em África.


Oferece oportunidades de mudança de vida para jovens talentosos em toda a África Ocidental e continua a aumentar a sua oferta de bolsas de estudo para crianças talentosas provenientes de todo o continente africano. As bolsas de estudo são concedidas a africanos, tanto rapazes como raparigas, para estudar na Academia. A cada dois anos, cerca de 20 alunos são selecionados entre 30.000 participantes e avaliados tanto na sua capacidade atlética quanto no seu desempenho académico, para estudar e treinar na Academia, com 100% de bolsa de estudo.

A academia segue 8 pilares:


1. A excelência pode ser encontrada em qualquer lugar


Nenhum de nós nasce excelente. A excelência é conquistada por meio de esforço, disciplina e construção de caráter. Exige coragem, paixão, aprendizagem ao longo da vida e compromisso, pode também exigir sacrifício, fracasso e deceção.

2. Vê para lá do obvio


Por exemplo, quando os colonizadores foram para o resto do mundo, foram com mentes estreitas e míopes, apenas com o desejo do que poderiam ganhar economicamente, e com isso, perderam muito da riqueza cultural, resiliência e sucesso que já existiam culturalmente.

3. Trabalhe com propósito


O processo ao longo da vida de desenvolver uma identidade que seja fiel aos seus valores mais profundos é parte da equação para uma vida bem-sucedida. Não é suficiente saber quem é e com o que se importa, torne-se a sua referência de excelência, profissional e pessoalmente.

4. Balanço o barco


O intenso amor pelo jogo é o mesmo para o menino de 10 anos em Acra, a menina em Cabul e a criança em Londres. Acreditamos que cada um deles tem o mesmo direito de sonhar com uma vida cheia de oportunidades que lhes traga sucesso e realização. Queremos desafiar a indústria a ver de forma diferente, a jogar com equipas cada vez mais jovens e dar novas oportunidades, queremos acabar com a bolha do isolamento.


5. Expanda o sonho


Sabemos que são raras as pessoas que conseguem ser jogadores profissionais de futebol. É duro, competitivo e também envolve sorte. Dessa forma, passa a ser uma educação de classe mundial numa universidade de topo. Quando procuramos um jovem talentoso para as nossas academias, sabemos que o desafio pela frente não é fácil. Mas nós não esmagamos o sonho, nós expandimo-lo. Isso significa que aspiramos ajudá-los a crescer como cidadãos globais, como estudantes academicamente capazes e como jogadores de futebol. Embora as nossas taxas de sucesso no futebol sejam muito altas, vemos a Right to Dream como uma escola da vida, onde incentivamos cada jovem a encontrar o seu melhor.


6. O Futebol é uma historia de humanidade


Acreditamos na humanidade. Vemos exemplos todos os dias das extraordinárias capacidades, caráter e coragem dos seres humanos, tanto superestrelas quanto heróis desconhecidos. O jogo cria alegria, solidariedade, bem-estar e conexão.

7. Prosperando em todas as áreas


Não é suficiente ter um sistema onde um grupo prospera consistentemente, mas outros são deixados à margem, excluídos ou ignorados. No sistema Right to Dream, valorizamos cada colaborador igualmente. A equidade é uma mentalidade e mantém-nos resilientes. Para que o nosso ecossistema de oportunidades prospere, também precisa de ser sustentável. Isso significa que as nossas decisões são baseadas no que é certo para todo o grupo, não apenas para uma parte dele. Isso significa que investiremos num relacionamentos de confiança e sucesso de longo prazo. E isso significa que estaremos atentos ao nosso impacto na comunidade e no meio ambiente.

8. Respeitando a alma do futebol


Os fãs. Se eles estão a vestir a camisola como uma criança de 5 anos num campo de poeira no Gana, no campo como jogador profissional, nas bancadas como os seus avós estavam antes deles, na chuva torrencial a torcer pelo seu filho no seu jogo de estreia, ou numa final a roer as unhas, à frente da TV ou na comunidade, o futebol é feito de fãs. Eles entendem a paixão, trazem a união, a dedicação e a alegria. Eles conhecem a luta. São o coração deste jogo. Alguns dizem que o futebol é apenas entretenimento. Apenas mais um negócio. Mas sabemos que o futebol tem alma. Cria oportunidades e traz amor. Nunca esquecemos que é um jogo sobre pessoas, para pessoas.


Fundada há mais de 20 anos, a academia Right to Dream no Gana foi o primeiro passo para realizar o potencial de jovens talentosos e da próxima geração de líderes. Um aluno da Right to Dream que tenha um bom desempenho académico e cumpra os parâmetros de desenvolvimento do caracter pessoal e social, é considerado mais adequado e relacionando a sua progressão no futebol, terá a oportunidade de solicitar uma bolsa integral quando tiver quatorze anos e como tal poder fazer um caminho estudante-atleta numa das escolas parceiras, com bolsas de estudo.


Em 2004, foram criadas parcerias com internatos dos Estados Unidos para oferecer bolsas de estudo para atletas. A Right to Dream USA é uma organização nos Estados Unidos que coloca estudantes da Right to Dream Academy em internatos e universidades dos EUA com bolsas de estudos para atletas.


Desde 2007, a Right to Dream colocou mais de 20 estudantes, a jogar futebol profissional na Europa. Alguns alunos foram convocados para as seleções nacionais do Gana. Em 2013, havia mais de 30 alunos a frequentar escolas de ensino médio e universidades nos EUA. Os jogadores e estudantes-atletas recebem as melhores experiências de desenvolvimento possíveis para lhes dar a melhor hipótese de atingir o seu potencial máximo, através do modelo de academia, através da educação e do futebol. O futebol tem uma plataforma única para conseguir isso e, como vimos em todo o mundo, é uma das poucas forças que pode unificar cor, raça, género e religião.


Desde 1999, 144 alunos formaram-se na Right to Dream. 61 dos graduados jogam ou jogaram futebol profissional e 43 representaram a seleção nacional do seu país (14 a nível sénior, 29 a nível juvenil).

"Todo mundo tem o direito de sonhar"
Tom Vernon

Mohammed Kudus (Ajax, Holanda), Majeed Waris (ex-FC Porto, actualmente Estrasburgo, França) e Kamaldeen Sulemana (Nordsjælland, Dinamarca) são exemplos de jogadores que se formaram na Right to Dream e que representaram a seleção do seu país e jogam em equipas de primeira divisão na Europa.

“O futuro de África depende dos africanos"
Barack Obama

Em 2010, a Right To Dream foi nomeada Embaixadora da Paz. Nesse mesmo ano a organização inaugurou outra academia, na região leste do Gana, Akosombo. Que a partir de 2021, se converte num internato totalmente bolsista para jogadores de futebol promissores de toda a África Ocidental.


Nasce em 2013 o primeiro programa em África para raparigas. O Bleacher Report classificou-o em 15º lugar no seu ranking de academias para jovens em 2013. Em 2014, a estudante, Fuseina Mumuni, integrou a selecção do Gana de sub-17 no Campeonato do Mundo feminino do seu escalão, realizado na Costa Rica. Em maio de 2013, a Right to Dream lançou a primeira academia residencial para meninas em África. Até ao momento, 14 meninas formaram-se na academia e foram para os EUA com bolsas integrais.


As equipas da Right to Dream participam frequentemente em competições internacionais, nos mais diversos escalões e países. Já contam mesmo com vários títulos no seu palmarés! A Right to Dream ficou cinco vezes no top-oito, nas finais mundiais do Manchester United Premier Cup, jogando contra as melhores equipas, como o Manchester United, Juventus, Paris Saint-Germain e Real Madrid. Em 2009 conseguiram um 3º lugar, e em 2014, a Academia ficou em 4º. Em 2015, venceram as finais mundiais do Manchester United Premier Cup pela primeira vez na sua história.


Em dezembro de 2015, a Right to Dream adquiriu o clube de futebol dinamarquês FC Nordsjælland, com Tom Vernon a tornar-se o presidente do clube. A FCN Academy é a primeira e única na Dinamarca a receber uma classificação de 5 estrelas da Federação Dinamarquesa. O trabalho de talento único da academia levou a sua equipe da Superliga a ser classificada como a equipa mais jovem a atuar em competições europeias nos últimos anos. O FC Nordsjælland é o primeiro clube profissional do Grupo Right To Dream. Um clube com uma cultura bem conceituada, enraizada no desejo de desenvolver jovens talentos e construir um estilo de jogo e filosofia distintos.


A Right to Dream precisava de uma saída para os jovens da academia ganharem tempo de jogo em ligas mais fortes, e sabia que seria imperativo que os jovens da academia fossem criados com os meios adequados, tanto financeiramente quanto do ponto de vista de habituação a novos ambientes e viu isso no FC Nordsjælland. Um clube que já incorporava juventude dentro do seu modelo de clube, forneceu o veículo perfeito para garantir que os jovens se desenvolvessem e tivessem a capacidade de atingir todo o seu potencial dentro e fora do campo. A cultura do clube é muito elogiada; uma cultura enraizada no desejo de desenvolver jovens talentos, enquanto constrói um estilo de jogo e filosofia. Os valores e propósitos da Right to Dream combinaram lindamente com os do clube.


Alcançaram o terceiro lugar na Liga em 2018, e classificaram-se mais uma vez para as competições europeias. Os objetivos são jogar e vencer com uma equipa composta principalmente por jogadores formados na academia. Nos últimos 12 meses, seis jogadores da academia foram convocados para a selecção, actualmente 80% dos jogadores da primeira equipa masculina têm carimbo Right to Dream. Conseguiram também gerar taxas de transferência significativas nos últimos anos, a maioria através de jogadores que progrediram nas academias.


Em 2017, o FC Nordsjælland anunciou um novo investimento no seu programa de futebol feminino com o lançamento da sua academia feminina, a primeira do género na Dinamarca. A academia rapidamente provou ser essencial para o sucesso que se seguiu para a equipa feminina, que alcançou promoções consecutivas, e em 2019 se viu na dinamarquesa Kvindeliga (a primeira divisão do futebol feminino), conquistando o terceiro lugar , e ao mesmo tempo, ganhando a Taça Nacional.


Em 2021, o Grupo Mansour investiu 120 milhões de dólares na aquisição da Right to Dream e anunciou que estava a formar uma nova entidade, a ManSports.

Em 2022, a Right To Dream chega ao Egito. A abertura da nova academia vai ter o lançamento de uma nova equipa profissional de futebol feminino. Isso está de acordo com os planos de desenvolvimento social do Egito e a estratégia de consciencialização pública na promoção da importância da igualdade e inclusão no desporto.


As academias Right To Dream não são simplesmente um canal de talentos, são plataformas de oportunidades, dentro e fora do campo. As academias Right To Dream visam fundir pessoas e propósitos através da lente do futebol. As academias têm ligações a universidades e estabelecimentos de ensino de classe mundial e proporcionam um ambiente de desenvolvimento pessoal para jovens que não têm acesso à escola e ao desporto. Têm a visão de criar uma cadeia global de academias que mude fundamentalmente o papel que os clubes desempenham no futebol.


Pippa Grange, a nova Diretora Global de Cultura da Right To Dream, diz: “As habilidades em campo são tão importantes quanto a educação, o desenvolvimento do caráter e a inspiração fora dele. A Right To Dream desenvolve todos os aspectos da vida de uma criança, dando-lhe o melhor apoio e preparação possível para fazer o seu caminho no mundo”.


Tom Vernon acrescenta: “Acreditamos que pode haver um modelo mais orientado para os propósitos do futebol, onde os clubes assumam um papel ativo na mudança social, em vez de se apoiarem na consciência social orientada por atletas individuais. As nossas academias fazem exatamente isso e uma vez que o Egito esteja estabelecido, vamos focar-nos no Reino Unido”.


"Trabalhamos todos os dias para oferecer aos nossos jogadores e alunos-atletas as melhores experiências de desenvolvimento possíveis, e dar-lhes a melhor chance de atingir o seu potencial máximo através das nossas academias pela educação e pelo futebol. Estamos apenas a começar, acreditamos que todos têm o direito de sonhar."

Redigido por Gonçalo Barbosa

• Treinador de Futebol - UEFA B

• Treinador de Técnica Individual

• Personal Trainer

• Comentador Desportivo

• Analista

• Scout / Observador

• Master Degree - High Performance Training

• Árbitro de Goalball

Комментарии


Não te esqueças de assinar o nosso newsletter

Obrigado por se inscrever.

bottom of page