Aos 73 anos de idade, Jesualdo Ferreira está a realizar, segundo o próprio, o “último maior desafio” da sua carreira. Com uma equipa técnica com mais três portugueses (Pedro Bouças, António Oliveira e Rui Águas), Jesualdo começa a mostrar dinâmicas típicas das suas anteriores equipas e que poderão fazer a diferença no contexto em que estão inseridos.
O Santos FC realizou uma época positiva na temporada passada, atingindo o segundo lugar no Brasileirão. Nesta temporada, os comandados de Jesualdo somam seis vitórias, três empates e três derrotas; encontrando-se em primeiro lugar no grupo da Libertadores e, também em primeiro no respetivo grupo do Campeonato Paulista.
Com o seu habitual 4x3x3, Jesualdo tem imposto dinâmicas interessantes, mantendo sempre princípios táticos que o levaram a elevados patamares, como a construção de jogo a três com descida do médio defensivo, as triangulações nos corredores, as trocas posicionais entre médios e avançados ou a verticalidade dos médios interiores da equipa.
Hoje vou destacar um momento do jogo muito implícito na forma como jogam. A criação da micro-estrutura lateral, médio interior e extremo é uma dinâmica que Jesualdo trouxe para a equipa e tem feito a diferença no contexto em que está inserido,como podem ver no vídeo.
Liguem o som!
Redigido por Diogo Coelho
Kommentare