Mitsuki Saito nasceu em Kanagawa, no Japão, em 1999. Joga atualmente no Gamba Osaka, mas está emprestado pelo Shonan Bellmare, clube onde fez a formação toda. Ao contrário de muitos outros talentos, Saito não fez parte de equipas de escolas secundárias ou de faculdade. Fez a formação diretamente no Shonan onde, de resto, se estreou como profissional, em 2016, com apenas 17 anos.
Pelo Shonan Bellmare participou em 112 jogos, repartidos entre J1, J2, Taça do Imperador e Taça da Liga. Em dezembro de 2020 transferiu-se, por empréstimo com opção de compra, para o Rubin Kazan. Infelizmente, 2 meses depois, em fevereiro, sofreu uma lesão grave nos tendões do tornozelo, impossibilitando-o de jogar durante o resto da época. Fez a sua estreia pelo Rubin em agosto, numa eliminatória da Liga Conferência Europa e, depois, a sua estreia na Liga Russa, também em Agosto. Apesar das estreias, a dia 31 do mesmo mês, já não fazia oficialmente parte do plantel e ficaria sem jogar até janeiro.
A 7 de janeiro de 2022, junta-se ao Gamba Osaka, por empréstimo do Shonan Bellmare, até 31 de janeiro. A decisão de voltar ao Japão prendeu-se por dois fatores: recuperação da lesão em “casa” e tempo de jogo numa liga que conhece e num clube que, apesar de ser histórico, não luta por grandes objetivos.
Saito é o típico médio japonês. Sendo médio defensivo de formação, é um jogador que consegue acrescentar qualidade em qualquer lugar do meio campo. Não sendo um jogador muito robusto, alto ou rápido, tem um raio de ação muito interessante e uma inteligência ao nível do posicionamento típica do jogador nipónico. Está constantemente bem posicionado, seja para iniciar a construção ou para recuperar a posse.
Defensivamente, fruto do seu bom posicionamento, recupera muitas bolas em terreno alto, seja em carrinho ou em desarme. Para além do posicionamento, é também um jogador agressivo, o que auxilia bastante nas tarefas defensivas. Jogando a médio defensivo ou a médio centro, consegue sempre subir a equipa com a sua pressão constante.
Ofensivamente, é um médio que acrescenta muito tanto no passe longo como no passe curto. Tem imensa facilidade no passe vertical e na variação de flanco, não sendo raro ver o médio a arriscar no passe. Jogando a médio defensivo, é um construtor de qualidade, dando critério na saída de bola, tanto curta como longa. Todavia, é como 8 que brilha. Em condução consegue sempre chegar a zonas perigosas e tem uma enorme capacidade para aparecer na área. Ao nível do passe e do cruzamento, não raramente consegue assistências e, por via de uma capacidade de remate interessante, também consegue marcar (tendo marcado um dos golos do ano na edição de 2020 da J League).
Por agora irá permanecer no Japão, até porque tem contrato até janeiro de 2023 com o Gamba Osaka. Apesar da sua qualidade, a sua baixa altura (1,66m) poderá ser um entrave numa possível ida para a Europa. Pondo de lado essa questão, é um típico médio japonês, que prima pela inteligência e pela qualidade com bola. Para o lugar de Morita (Santa Clara), seria uma opção interessante.
Comments