No último jogo do SC Braga, Al Musrati voltou a estar num patamar acima do normal no que toca aos restantes nº6 fora dos "grandes". Já não é surpresa para ninguém e até já seria de esperar que o líbio do Braga tivesse dado o salto, porém, para satisfação de Carlos Carvalhal, ainda se mantém na sua equipa.
Al Musrati faz todo um trabalho invisível que pode passar ao lado do adepto, mas que certamente para um treinador se torna facilmente imprescindível. É um médio defensivo evoluído e moderno que para além de se posicionar bem, saber quando tem de pressionar e de ter um bom número de recuperações de bola por jogo, é um 6 que apresenta bastante qualidade na saída de bola, no passe curto e longo (quase 90% de eficácia na Liga) e na leitura e percepção do jogo.
O jogador que desempenha um papel super importante em organização ofensiva, porque facilmente percebe de onde tem de retirar a bola e sobretudo, onde a tem de colocar. No vídeo abaixo conseguimos ver vários momentos (e não estão todos) relativos apenas ao último jogo, em que Al Musrati por "N" vezes retira a bola da zona de pressão e a coloca em sectores onde os colegas estão completamente livres para criar sem oposição.
Contudo, também em momento de transição ofensiva este jogador consegue jogar rápido, de primeira ou a dois toques e com relativa simplicidade coloca a bola ou entre linhas, dentro do bloco adversário, ou num corredor para Iuri ou Galeno (até agora) que estão sempre prontos a arrancar e a "ferir" o adversário.
É por todas estas razões um dos melhores 6 da nossa liga e a qualquer altura poderá dar o salto para um dos "grandes" ou para o estrangeiro.
Redigido por Bruno Francisco
Sou o Bruno Francisco, Formado academicamente em Exercício Físico, mas apaixonado por Futebol. Adepto de ver o que se passa no jogo sem clubite, fiz formações no sentido de me tornar analista de desempenho coletivo e individual.
Comments