top of page

Bayer Leverkusen de Champions ?



Gerardo Seoane trouxe do campeonato suíço uma alta voltagem ao futebol do Bayer Leverkusen, colocando a equipa da Renânia do Norte nos lugares de Liga dos Campeões.

Possuem um futebol de ataque rápido, com grande objetividade na baliza adversária e que já valeu, só na Bundesliga, 54 golos marcados, com goleadas ao Borussia M´gladbach, Borussia Dortmund, Arminia Biedfeld, Furth ou Augsburg.


A exploração das melhores características de jogadores como Diaby, Wirtz, Schick, Bellarabi ou Adli, fazem do Bayer Leverkusen uma das equipas mais temida do futebol alemão, mas também uma apetecível fonte para o mercado de verão de tubarões europeus.


Estruturado num 4x3x3 vamos desmontar nesta análise o momento ofensivo do Bayer Leverkusen.


1ª Fase Construção – Saída Curta

Procura do espaço exterior para acelerar como via de chegada a zonas de finalização:


- Construção curta com os 4 Defesas + 2 Médios Centro ou com os 3 Defesas + 2 Médios Centro e com o Defesa Lateral, por norma o direito em largura total para abrir espaços na pressão adversária;

- Circulação da bola para encontrar o espaço dentro ou fora do bloco defensivo adversário para acelerar;

- Apoios frontais do Wirtz para ligar jogo por dentro e sair rápido por fora, um ponte forte do jogo Bayer pela qualidade de Wirtz em espaços curtos;

- Extremos bem abertos para Ponta de Lança fixar Defesas Centrais adversários e assim potenciar a entrada da bola na profundidade dos Extremos ou no pé para 1x1;

- Criação de superioridade no corredor quando a bola entra nessas zonas para facilitar saída, com o apoio frontal do Ponta de Lança para dinâmica do 3º Homem para deixar Extremo ou Defesa Lateral de frente para o jogo e com espaço livre para atacar zonas de finalização.



1ª Fase de Construção – Saída Longa

Na saída longa existem duas dinâmicas bem patentes neste momento:

- Utilização da referência ofensiva Schick, para ganhar 1ª bola no jogo aéreo;

- Wirtz sempre posicionado em apoio perto para as 2ª bolas e acionar os Extremos abertos no corredor.


Dinâmicas básicas, mas bem trabalhadas e difíceis de anular pelos adversários.


2ª Fase Construção

Na 2ª fase de construção os princípios continuam a ser de ataque rápido à baliza adversária, procurando sempre os espaços exteriores para acelerar jogo, forçando situações de 1x1 onde os seus extremos são desconcertantes.

Boa ocupação da área com pelo menos 4 jogadores prontos para ser solução aquando o colega consegue ultrapassar o adversário no corredor lateral.

Por norma na 2ª fase de construção, a equipa do Bayer de Leverkusen constrói com um dos Defesas Laterais perto dos Defesas Centrais com o Extremo do seu lado aberto em largura total e o outro Defesa Lateral e o Extremo juntos no corredor lateral. Médios em linhas diferentes e Médio Ofensivo perto do Ponta de Lança. Esta estrutura demonstra a ideia de Gerardo Seoane de querer abrir espaços no adversário colocando jogadores em diferentes linhas quer em largura, quer em profundidade.



Uma delícia ver esta equipa jogar para quem aprecia um futebol objetivo, golos e muita emoção durante 90 minutos. É uma aspirina de futebol, acelera qualquer coração…



Não te esqueças de assinar o nosso newsletter

Obrigado por se inscrever.

bottom of page