Aos 21 anos e com 1 jogo pela seleção principal da Holanda, Calvin Stengs é um dos maiores talentos da fábrica AZ Alkmaar. Com um projeto de aproximação às 3 principais equipas da Eredivisie (Ajax, PSV e Feyenoord), este clube tem-se destacado esta época tanto a nível nacional e internacional ( 2º classificado na Eredivisie e apurado para os 16 avos de final da Liga Europa), muito graças aos jovens que tem dentro de portas- Wijndal, Koopmeiners, De Wit, Stengs e Boadu- todos eles jogadores dos sub-21 da Holanda.
O jogador em maior evidência nesta equipa tem sido Calvin Stengs. Atuando do lado direito do ataque, movimenta-se muitas vezes para o espaço interior em busca de ser solução entre linhas. Destaca-se pela forma como recebe a bola com o pé esquerdo e decide em espaço reduzido. Com enorme criatividade e qualidade de passe, é capaz de entender o jogo e perceber o timing exato para definir a jogada. Além disso, apresenta boa capacidade de finalizar tanto dentro da área como em remate de longe. Gosta de entrar no espaço interior com bola controlada para desferir remate com pé esquerdo.
Demonstra uma excelente habilidade motora e um pé esquerdo de enorme técnica, que lhe permite driblar em espaços curtos. Juntamente com o avançado Boadu formam uma dupla que se entende muito bem. Boadu explora na maioria das vezes a profundidade e as zonas mais laterais e Stengs define com qualidade e coloca a bola no espaço. O maestro da equipa em zonas mais recuadas é Koopmeiners (médio de grande qualidade de passe a longas distâncias, com grande inteligência tática e posicional), mas Calvin Stengs é o responsável pela criação no último terço, seja através do passe a médias distâncias a rasgar a defesa, cruzamento ou drible. Participa em cerca de 30 % dos golos da sua equipa, seja com assistência ou golo, mas a sua principal valência é a criatividade e visão de jogo que permitem criar espaço para os colegas aparecerem nas costas ou no espaço lateral das defensivas contrárias.
Tem características únicas, que lhe permitem encaixar em equipas de topo! O talento de futebol de rua e a inteligência na tomada de decisão tornam-no num jogador à parte! Para já são os adeptos holandeses a desfrutar deste talento!
Redigido por Diogo Coelho
Comments