top of page

O Médio Ofensivo que dá asas ao projeto Red Bull



Christopher Alan Nkunku, nasceu a 14 de novembro de 1997, é um jogador francês com dupla nacionalidade (República Democrática do Congo), fez toda a sua formação no PSG, passando pelos vários escalões do clube até chegar à equipa principal.


Regular nas camadas jovens francesas e já convocado pela primeira vez para a seleção principal, agora em 2022, o médio ofensivo/segundo avançado tem sido, há várias épocas, um dos grandes destaques do RB Leipzig e um dos nomes mais bem cotados no clube.


Apesar de ter tido algum espaço no clube francês, percebeu que as hipóteses de ser titular e com minutos regulares eram escassas, devido ao projeto que o clube tem e aos nomes que concorriam para o mesmo lugar. Dessa forma, rumou para a Alemanha e tem sido uma das figuras da Bundesliga. Esta época já conta com 26G e 12A em todas as competições, números completamente absurdos, considerando a época muito abaixo das expectativas do clube alemão.


Estilo de jogo e Capacidades


É um médio ofensivo, capaz de atuar nos 3 corredores do terreno de jogo, mas que se sente mais confortável em terrenos interiores e no apoio a um ponta de lança mais fixo (ex: André Silva, Poulsen, etc).


É um jogador forte fisicamente, não pelos indicadores físicos peso e altura (1,78m e 68 kg), mas pela forma como consegue ter uma boa resistência durante os 90 minutos, capacidade de pressão sem bola, agilidade e equilíbrio preponderantes e velocidade para atacar espaços livres nas zonas de campo onde pisa.


Um jogador diferenciado na forma como deteta e ataca os espaços no último terço, tendo uma boa criatividade, excelente relação com o último passe, mas especialmente uma forma de encarar a baliza e o GR adversário pouco vista num médio ofensivo.


A bola parada é também uma das suas “armas”. Seja livres, cantos ou penáltis, o jogador francês tem uma batida na bola impressionante, batendo quase sempre tenso e preciso, para os colegas ou para a baliza.


Com bola, Christopher Nkunku destaca-se dos demais, é um médio capaz de lançar transições através da condução, possui uma leitura quase perfeita dos timings para soltar e uma boa capacidade de definição. Capaz de jogar com os dois pés, faz o jogo fluir a 1/2 toques, deixando bons pormenores técnicos no último terço, tem também, uma meia distância assinalável e uma boa técnica de cabeceamento.


Para termos uma perspetiva e comparação em termos de números, Nkunku tem “expected assists” de 0.32 por 90 minutos, sendo que nas top-5 ligas europeias, quem tem maior é Payet com 0.37. É um jogador que cria, mas aparece também muito bem para finalizar.



Conclusão


Neste momento, é o homem mais perigoso do ataque dos “touros” e a figura da equipa. Aos 24 anos, está pronto para patamares superiores e para demonstrar toda a sua qualidade numa equipa que lute pela Champions League.


Muitos são os grandes clubes europeus de olho em Nkunku, mas acho que com a política de contratações do Bayern e Muller não sendo eterno, será difícil o francês não acabar na Baviera.


Redigido por Miguel Ferreira

Comments


Não te esqueças de assinar o nosso newsletter

Obrigado por se inscrever.

bottom of page