O avançado croata, de 23 anos, depois de participar nos primeiros jogos do SK Slavia Praga, chegou à cidade do Porto para representar o Boavista FC por empréstimo até ao final da presente temporada. Com a época em andamento, Petar Musa, não teve dificuldades em impor-se desde o início na equipa boavisteira dada a sua qualidade enquanto jogador.
O avançado sub-21 croata apresenta uma qualidade técnica invulgar para alguém com tamanha envergadura física e é por isso a principal referência ofensiva do Boavista. Em apoio frontal, tem a capacidade para segurar e proteger a bola sob pressão. Na hora de soltar a bola apresenta muito critério e eficácia nas ligações curtas seja pelo chão, seja pelo ar.
Os seus membros inferiores têm um nível de extensão impressionante e, a partir disso, consegue tirar partido de uma passada larga que lhe permite ganhar os espaços nas costas da linha defensiva adversária. Além das suas vantagens físicas, tem a capacidade para interpretar os momentos oportunos para explorar esses espaços.
Dentro de área, parte de um posicionamento no lado "cego" dos defesas para aparecer nos espaços livres (vantagem espacial). Procura também, dividir duelos com adversários de uma baixa estatura (vantagem qualitativa). Tem uma série de recursos para meter a bola dentro da baliza adversária, com uma boa capacidade de finalização tanto com os pés (direito/esquerdo), como com a cabeça. Nos seus 19 jogos disputados na Liga BWIN marcou 6 golos ao serviço dos "axadrezados".
É um avançado disponível e comprometido com o processo defensivo da sua equipa. Tem uma boa capacidade de pressão seja no momento de reagir de forma imediata à perda da bola, seja a impedir as construções adversárias.
Com 23 anos é já um dos avançados mais completos da nossa liga e promete dar que falar até ao final da temporada.
Redigido por Guilherme Adones
Comments