Afonso Simão é um jovem central de 20 anos que representa o SU Sintrense SAD, do Campeonato de Portugal. Afonso começou a sua formação no Ponte Frielas. Depressa se destacou e contou com passagens na formação do Loures, Benfica, Os Belenenses e Tondela. A sua estreia como sénior aconteceu na temporada 2020/21 com camisola do Loures. Destacou-se como um dos melhores jovens talentos do Campeonato de Portugal e chegou, esta temporada, ao Sintrense SAD.
Rapidamente assumiu a titularidade na equipa de Hugo Falcão, ora como central do lado direito num esquema de 3 centrais, ora como central do lado direito numa defesa a 4. Foi o homem mais utilizado do centro da defesa, tendo-se destacado como uma das principais figuras da equipa de Sintra e um dos melhores centrais do Campeonato de Portugal.
Afonso Simão caracteriza-se sobretudo pela sua serenidade. Não é um central com grandes níveis de espetacularidade defensivamente. Não é conhecido pelos “cortes impossíveis”, mas imprime uma calma incrível no seu jogo.
Apesar de não ser um jogador muito, muito alto, tem uma capacidade de impulsão muito boa. No entanto, é o timing de ataque às bolas aéreas, que tanto domina, aquilo que o faz ser um jogador fortíssimo no jogo aéreo.
Afonso Simão é um jogador com uma excelente compreensão do jogo. Lê os espaços e as movimentações como poucos a este nível. Aliando isto à habitual boa tomada de decisão, torna o camisola 5 do Sintrense um jogador muito forte na antecipação e na cobertura de espaço.
No 1x1 é um jogador consideravelmente difícil de ultrapassar. Normalmente não se precipita e realiza bem a contenção até encontrar o timing de desarme perfeito. Tem alguma aceleração e uma passada larga, o que lhe permite recuperar a posição perdida ou corrigir rapidamente erros na saída de bola.
Naquilo que toca à construção, Afonso Simão é provavelmente o melhor central do Campeonato de Portugal. A equipa de Hugo Falcão saía a jogar quase sempre de forma longa para as suas alas. Fruto destas dinâmicas, Afonso Simão demonstrou a qualidade de passe longo incrível da qual dispõem. Os seus passes longos diagonais foram uma das armas de desequilíbrio da equipa de Sintra. Apesar de não ser apanágio da equipa do Sintrense sair a jogar de forma mais curta, o central foi demonstrando momentos de qualidade conseguindo sair sempre seguro e encontrando ocasionalmente os espaços interiores.
Tem um ótimo primeiro toque. Consegue tirar da frente adversários ou encontrar novas linhas de passe graças às suas receções orientadas. Muito desta qualidade deve-se à forma como coloca bem os apoios.
Honestamente, é difícil encontrar grandes falhas no jogo de Afonso Simão. Podemos apontar o dedo a algumas precipitações com o esférico nos pés (alguma culpa também das dinâmicas da equipa), ou um controlo de bola abaixo das suas restantes qualidades. No entanto, por tudo aquilo que demonstrou este ano Afonso Simão tem a qualidade necessária para jogar, facilmente, vários níveis acima. Não tenho dúvidas nenhumas de que vai chegar ao topo.
Com a chegada de Bruno Dias ao Sintrense, para comandar a equipa na fase de manutenção, podemos vir a assistir a algumas mudanças nas dinâmicas de jogo de Afonso Simão. É um jogador a manter de baixo de olho.
Comentarios