Jovem médio do Flamengo, que fez parte da seleção Sub-15 canarinha vencedora da Copa Sul-americana em 2019. Com apenas 17 anos, Matheus França de Oliveira é o jogador que se augura maior potencial nas camadas de formação do Flamengo.
Possui uma visão de jogo e qualidade de passe características de um número 10, aglomerando a robustez física e antecipação típica de um autêntico 6 e capacidade de progressão com bola no pé de um número 8.
Um dos maiores destaques vai para a capacidade física de Matheus França. Muitas vezes em missões defensivas e a baixar no campo, o médio brasileiro consegue impor-se nos lances de disputa de bola, ser agressivo sem bola e ganhar muitos duelos individuais. Esta característica confere-lhe, depois, um poder enorme de recuperação de bola no centro do terreno.
A par disto, temos que destacar também a sua agilidade, potência e rapidez. Consegue progredir rapidamente no terreno, transportando a bola através de uma condução maioritariamente com o seu pé direito, não obstante a utilização do esquerdo, cuja qualidade está praticamente ao mesmo nível.
A cereja no topo do bolo prende-se com a sua visão de jogo, capacidade de definição no último passe e técnica individual acima da média. É um jogador que consegue aparecer muito no jogo interior e entrelinhas, desequilibrando as defesas adversárias com a sua qualidade de definição, descobrindo espaços onde praticamente ninguém consegue ver.
Aliado às características faladas, a irreverência da idade e a habilidade técnica, nomeadamente ao nível do primeiro toque e controlo de bola, fazem com que muitas vezes consiga libertar-se de situação de 2x1 com toques ágeis, como de calcanhar ou as chamadas “roletas à Zidane”, chegando às zonas de finalização e por aí tendo também impacto com golos e assistências.
Sem dúvida alguma, uma das maiores esperanças e promessas do futebol brasileiro e mundial.
Comments