top of page

Bruno Fernandes - O Jogador que pensa como um Treinador

Atualizado: 7 de jun. de 2020



Chegou, Viu e Venceu!

Foi assim a chegada do novo menino bonito dos adeptos dos "Red Devils". O impacto da sua chegada foi imediato, de tal forma que arrecadou o prémio de jogador do mês de fevereiro na competitiva Premier League.

Com ele no onze, a equipa de Manchester ainda não sabe o sabor das derrotas e arrecada já 6 vitórias, conseguindo chegar até ao quinto lugar que dá acesso direto à Liga dos Campeões.

"Portuguese magnifico" como lhe chamam os adeptos, Bruno Fernandes teve um efeito diferenciador na dinâmica de jogo do United, acima de tudo por ser um jogador inteligente e competente em todos os momentos do jogo.

Enquadrado num esquema tático de 4-2-3-1 ou 3-4-1-2, Bruno joga nas costas do avançado, Martial, ou em apoio aos dois avançados, Martial e Daniel James.


Fonte: Transfermakt



A desempenhar um papel de "10", ajudando na construção de jogo e na ligação entre a linha média e o ataque, Bruno tem tido uma liberdade de movimentos e posicionamento que permite realçar as suas caraterísticas ao nível da perceção e entendimento do jogo.

Normalmente, a posicionar-se entre a linha média e a linha defensiva, Bruno tem a capacidade de criar o seu próprio espaço e de definir quase sempre bem. Esta eficácia ao nível da definição tem muito haver com a forma como visualiza o espaço envolvente por cima do ombro muito antes de ter a bola no pé. A sua antecipação das jogadas e do destino das mesmas leva-o a estar um passo à frente dos adversários. Este olhar por cima do ombro parece algo simples, mas não o é! A zona central tem estímulos a surgirem de todas as direções. Dessa maneira, aquele que ao olhar consegue captar mais estímulos, tem maior capacidade de adaptação e consequentemente conseguirá tomar a melhor decisão para a equipa. Bruno é fantástico neste aspeto do jogo.

Aliado a isto, o médio mostra capacidade de posicionamento, de orientação do corpo para receber entre linhas (apoios sempre bem colocados) e de dar seguimento às jogadas encarando o jogo de frente. Não é só com bola que é acima da média; fruto da perceção do jogo realiza movimentos sem bola capazes de libertar colegas de equipa e no aspeto defensivo é agressivo na procura da bola. A visão de jogo e inteligência aliadas à qualidade técnica fazem do médio um desequilibrador nato no momento ofensivo de qualquer equipa.


Polivalência e capacidade para se adaptar ao que o jogo lhe dá, Bruno Fernandes tem um estilo de jogo camaleónico e perfeito para o futebol inglês. Nada é feito ao acaso no jogo do médio português. Tem tudo para se tornar figura nesta equipa do Manchester United!




Redigido por Diogo Coelho





Comments


Não te esqueças de assinar o nosso newsletter

Obrigado por se inscrever.

bottom of page