top of page

Amadu Baldé- O Menino de Queluz



Amadu Baldé é um médio ofensivo de apenas 16 anos. O jovem de 2005, sim 2005, é já um habitue na equipa do Real SC. O jovem luso-guineense fez toda a sua formação no clube de Queluz, clube conhecido por ter participado na formação de jogadores como Nani, Florentino, Pedro Mendes, Zidane Banjaqui e Rafael Camacho ou pela passagem de Carlos Vinícius. Depois de se estrear na Taça de Portugal, frente ao Barreirense, assinou com 16 anos o seu primeiro contrato profissional que contava com uma clausula de rescisão de 15 milhões de euros!


Amadu é a grande aposta do clube da Linha de Sintra. Na época de estreia realizou, até ao momento, 19 jogos e marcou o seu primeiro golo sénior.


Amadu é preferencialmente um médio ofensivo, mas pode jogar encostado a uma ala com tarefas de apoio ao meio campo. Para a sua tenra idade, o camisola 66 do Real SC apresenta já uma compreensão do jogo e uma maturidade muito rara. Tem uma excelente leitura de jogo. “Scaneia” sempre o espaço à sua volta antes de receber a bola e normalmente já sabe o que fazer com ela. Sabe ajustar muito bem a sua posição, tendo em conta a ainda pouca experiência em futebol sénior.


Tem um controlo de bola incrível. Recebe quase sempre de forma orientada. Apesar de ser um jogador ainda baixo (1,68m) e não muito desenvolvido fisicamente, fruto também da idade, Amadu protege a bola de forma eximia. Sabe muito bem colocar e utilizar o seu corpo. Uma das suas características é a rotação com a bola no pé que utiliza para driblar adversários ou encontrar linhas de passe.


É no espaço interior que Amadu mais brilha. Procura muito bem o espaço para ocupar e movimenta-se com muita qualidade em espaços curtos. Aqui a sua qualidade de drible e de receção ficam ainda mais evidentes. É já um jogador muito completo com a bola no pé.


Em transição ofensiva, é um médio muito capaz. Conta com alguma explosão e consegue ser muito técnico em transporte. Tem alguma chegada à área, mas isso ainda não foi muito evidente esta época.


Defensivamente é um jogador competente. É sempre muito disponível nos duelos, vencendo-os muitas vezes devido ao bom uso que dá ao seu corpo. Na parte da época com Luís Loureiro ao comando do Real SC, Amadu figurava quase sempre como parte integrante do duplo pivot do meio campo ou como extremo puro. Aqui, também devido à maior atenção de Luís Loureiro ao momento defensivo do jogo, era pedido a Amadu que desempenhasse funções muito defensivas. Esta dinâmica fazia com que o jovem ficasse mais longe das zonas onde pode fazer a diferença e se desgastasse bastante (naturalmente ainda não aguenta 90 minutos ao mais alto ritmo).


Com a chegada de Miguel Valença e a implementação de um meio campo a 3, Amadu começou a ter maior liberdade ofensiva e menor responsabilidade defensiva. Tem sido nestes últimos jogos que Amadu mais tem brilhado e onde finalmente conseguiu o golo de estreia.


O menino 15 milhões do Real SC apresenta ainda as naturais precipitações no último terço. Não nos podemos esquecer da sua idade. No entanto, apenas com 16 anos, jogando contra adversários com o dobro da sua idade, apresenta imensas qualidades e momentos onde demonstra potencial para ser um jogador de topo.


Se atingirá todo esse potencial? Teremos de esperar para descobrir. A ter de apostar, diria que tem tudo aquilo que precisa para ser bem-sucedido. É raro assistir à explosão de um jogador tão jovem fora de um clube de primeira linha, mas a verdade é que Amadu ainda vai dar muitas alegrias ao Real SC.



Redigido por Gonçalo Batista

Comments


Não te esqueças de assinar o nosso newsletter

Obrigado por se inscrever.

bottom of page