top of page

10 Futuras estrelas do Futebol Mundial que nunca ouviste falar

Atualizado: 7 de jun. de 2020


ree

Artigo escrito para o site Bola na Rede, onde desvendo alguns jogadores que fazem parte da minha base de dados e estando identificados como jogadores com elevado potencial. Podem ver o artigo clicando no link abaixo!


Artigo completo:


Com o aparecimento da pandemia do Covid-19 e com as condicionantes que a mesma traz para os clubes, perspetiva-se que, de uma forma geral, exista um aumento da aposta na formação em detrimento das comuns contratações astronómicas dos últimos anos.

Olhando para o futebol atual, conseguimos identificar jovens com um potencial incrível que chegam às bocas de todo o mundo e que atraem atenções dos maiores clubes. Exemplos disso são Alphonso Davies, Kaio Jorge, Gabriel Véron, Bellingham, Gravenberch, Rayan Cherki, Tanguy Kouassi, Giovanni Reyna, Sandro Tonali, Kai Havertz… estes são apenas alguns nomes que têm tido a oportunidade de se estrear pela principal equipa dos seus clubes e de deslumbrar os adeptos do futebol.

Mais interessante do que falarmos de jogadores que o público geral conhece e que consegue perceber que serão futuros craques, é fazer uma espécie de futurologia e indicar nomes menos conhecidos também com grande talento que poderão ter relevo no panorama mundial a médio longo prazo.

Acompanhem-me e fiquem a conhecer alguns nomes que se poderão tornar verdadeiras estrelas do futebol!


10. Josko Gvardiol

Jovem defesa central esquerdino de 18 anos (2002) da formação do GNK Dinamo Zagreb. Regular presença nas seleções jovens da Croácia, contando já com duas presenças nos sub-21. Estreou-se pela equipa principal em Outubro de 2019, mas ainda não conseguiu agarrar lugar no onze.

Caracteriza-se por ser um jogador inteligente, grande na construção de jogo, rápido e forte na antecipação e desarme. Tem um bom passe e consegue progredir com bola e ultrapassar adversários com facilidade.

A sua maior valência é a forma como consegue iniciar a primeira fase de construção, e com perspicácia encontrar as melhores soluções para romper as linhas de pressão. Muito parecido com Eduardo Quaresma (central do Sporting CP) na sua maneira de jogar.

Acredito que a curto/médio prazo consiga um lugar no onze base da equipa de Zagreb.


9. Rayan Aït-Nouri

Nouri é um lateral esquerdo de 18 anos (2001) que vinha a realizar uma época fantástica pelo SCO Angers até se ter lesionado em janeiro. Conta com presenças na seleção francesa de sub-18, sub-19 e sub-21.

Destaca-se por ser um lateral ofensivo com boa capacidade de drible e um perfil físico que lhe permite fazer todo o corredor com rotatividade elevada. Nouri é um jogador veloz, com uma boa habilidade motora, forte no passe e no cruzamento. Forte tanto no jogo exterior como no jogo interior, fruto dos seus recursos técnicos e do seu entendimento do jogo.

Defensivamente ainda precisa de melhorar, nomeadamente no posicionamento e sincronização com a linha defensiva. Apesar disso, é forte nos duelos um contra um e mostra uma boa capacidade de desarme e antecipação.

Precisará de continuar a evoluir para mais tarde conseguir dar o salto, mas é sem sombra de dúvida um jogador com potencial para jogar em equipas de topo.


8. Miguel Silveira

Médio ofensivo brasileiro do Fluminense FC que, com apenas 17 anos (2003), já conquistou um lugar no plantel principal e é aposta regular no onze inicial. Jogador criativo, com boa perceção do jogo e com recursos técnicos elevados.

A forma como recebe, como é tão eficiente no último passe e como consegue decidir quase sempre bem fazem dele um autêntico número dez na essência da palavra. Além disso, tem chegada a zonas de finalização e uma boa meia distância. Precisa de melhorar o seu jogo sem bola e de aumentar a massa muscular.

Acredito que seja mais um jogador de uma geração fantástica de brasileiros que prometem colocar o seu país novamente no topo. Um craque!


7. Naci Ünüvar

Um dos maiores projetos de jogador da academia do AFC Ajax! Poderia referir nomes como Brobbey, Gravenberch, Hansen, Schuurs, Ekkelenkamp, Traoré…, mas Ünüvar, pelos seus 16 anos (2003) e pelas suas características raras no futebol atual, é um dos que mais potencial tem para brilhar em alto nível.

Ünüvar é um médio ofensivo com um entendimento do jogo absolutamente anormal para a sua idade, com excelente drible, boa habilidade motora e com elevada qualidade de passe. Pode jogar a extremo esquerdo, onde com a bola sempre colada ao pé direito, desenvolve diagonais para o espaço central. Jogador criativo, que decide quase sempre bem.

Consegue ser diferenciador no último terço, principalmente, assistindo os companheiros, mas também com um bom remate a médias ou curtas distâncias. Já se estreou na equipa principal, mas ainda necessita de maturar fisicamente para que consiga impor o seu jogo mais técnico no alto nível. Talvez o jogador com mais potencial desta lista!


6. Filip Stevanovic

Tem o recorde de jogador mais jovem a marcar nas competições UEFA, quando em Agosto de 2019, ainda com 16 anos, marcou na vitória do Partizan sobre o Connah’s Quay de Gales.

Fala-se do interesse do SL Benfica pela aquisição do seu passe, no entanto não será tarefa fácil trazer este jogador para Portugal. Stevanovic tem 17 anos (2002) e é um extremo esquerdo sérvio proveniente da formação do FK Partizan Belgrado.

Destaca-se pelo seu drible estonteante e pelas suas mudanças de velocidade que lhe permitem ultrapassar adversários com facilidade. É destro e por jogar no corredor esquerdo desenvolve diagonais curtas para o espaço central com frequência. Além do desequilíbrio individual pouco comum perante jogadores com mais maturidade competitiva, Stevanovic finaliza e define com qualidade no último terço.

Parece-me benéfico que continue a desenvolver-se no seu clube de formação, no entanto não será fácil para o Partizan resistir ao dinheiro de gigantes europeus!


5. Facundo Pellistri

Como grande fã do futebol uruguaio, não podia deixar de parte o maior talento do CA Peñarol dos seus últimos anos. Pellistri é um avançado móvel capaz de jogar a extremo, mas é com maior liberdade que consegue mostrar todas as suas qualidades.

Com apenas 18 anos (2001), já tem sobre si a atenção dos maiores clubes do mundo. Jogador de técnica apurada, com bom drible, muito rápido, mostra intencionalidade nos seus gestos motores e capacidade para desequilibrar em espaços curtos.

Apesar de ainda insistir muito no um para um, a forma como se movimenta e como ultrapassa cada adversário em dribles curtos, como acelera num curto intervalo de tempo, como recebe entrelinhas e enquadra para a próxima ação, como desenvolve todos os seus gestos em alta velocidade… todos estes aspetos fazem dele um jogador raro e com um potencial enorme.

Não ficará por muito tempo no CA Peñarol!


4. Jérémy Doku

Doku é um jogador de 17 anos que pode jogar a avançado, segundo avançado ou extremo. É mais um jogador de grande nível proveniente da formação do RSC Anderlecht. Esta temporada vinha a jogar com regularidade e a provar todo o seu potencial dentro de campo com golos, assistências e jogadas de qualidade.

Doku destaca-se pela sua capacidade de aceleração e de desequilíbrio acima da média. Arrisca constantemente no um contra um e tira partido do seu drible para ultrapassar adversários e depois assistir ou finalizar.

Tem sido apontado a clubes como o Chelsea ou Arsenal, mas ficar mais um ano na liga belga seria importante para a sua evolução. Mais um jogador de tremendo potencial!


3. Lázaro Vinicius

Tem 17 anos (nascido no ano de 2002) e joga preferencialmente a segundo avançado.

Lázaro foi o grande herói da conquista do Mundial de sub-17 pela seleção brasileira, ao marcar golos decisivos na final e na meia-final.

O avançado do CR Flamengo apresenta gestos técnicos de grande qualidade ao nível do primeiro toque, drible e remate a curtas e médias distâncias. Consegue criar jogo com facilidade, fruto da sua criatividade e tomada de decisão. Além disso ainda consegue ter um instinto goleador bem vincado pela sua capacidade de finalização.

Associo muito do seu futebol ao de Roberto Firmino. Para chegar ao nível do jogador do Liverpool FC terá de trabalhar muito, mas potencial não lhe falta. Um talento!


2. Karim Adeyemi

Contratado por 3.35 milhões ao seu clube de formação SpVVg Unterhaging, Adeyemi é um avançado alemão de 18 anos (2002) a jogar no RB Salzburg. É um avançado móvel com recursos técnicos de alto nível.

Apesar de não ser alto, a sua robustez física aliada à capacidade técnica e velocidade permitem-lhe ser forte na condução com bola, no drible e também no ataque ao espaço. É esquerdino, mas também se sente confortável com o pé direito.

Avançado inteligente, criativo, com uma boa visão de jogo, com uma habilidade motora diferenciada e com boa capacidade de tomada de decisão. Muito capaz em espaços curtos e igualmente forte quando tem espaço para “explodir” e ultrapassar vários adversários. Em zonas de finalização é acima da média e a médias distâncias consegue utilizar o seu bom remate.

Um avançado destinado a altos voos!


1. Troy Parrott

Avançado irlandês de 18 anos (2002) do Tottenham Hotspur FC que até já mereceu a estreia na Premier League nesta temporada e a chamada à seleção principal do seu país.

Parrott é um avançado fisicamente potente, inteligente nas desmarcações e forte no ataque ao espaço. Concilia estes atributos com a boa capacidade técnica e com a velocidade que lhe permite ultrapassar adversários e ser eficaz no um contra um.

Uma das suas armas mais fortes é o remate a médias e longas distâncias. Esta qualidade no remate e a frieza em frente à baliza fazem de Parrott uma autêntica máquina de fazer golos. Por exemplo, na Youth League leva seis golos em quatro jogos.

As camadas jovens da equipa de Londres começam a parecer pouco para tamanho potencial. Talvez um empréstimo a uma equipa do Championship lhe permitisse crescer e maturar o seu jogo.


Redigido por: Diogo Coelho

Comments


Não te esqueças de assinar o nosso newsletter

Obrigado por se inscrever.

bottom of page